sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Dicas para organizar o trabalho com a Silhouette Cameo

Bom dia pessoal, tudo bem?! 

Não sou expert em trabalhos com a Silhouette Cameo, mas como eu apanhei um tanto das primeiras vezes, acho legal compartilhar o que é legal para facilitar o trabalho de vocês, afinal...compartilhar é melhor de tudo, não é mesmo?!

Eu estou trabalhando em um envelope para convite de bodas.
Serão menos de 100, porém o papel é caro e organizar é importante para reduzir as perdas. É isto mesmo, reduzir, pois as chances de ter perdas de papel são grandes sim.

Vamos as dicas:
1a: compre papel a mais. Você vai precisar. Assim evita duas idas ao seu fornecedor. Se não usar vai ter uma sobra em casa.
2a :tenha certeza que seu arquivo de corte está no tamanho certo. E para isto o último teste deve ser feito no papel escolhido, por que?! Porque os vincos ficam diferentes em diferentes gramaturas e tipos de papel e ,diferenças de vincos podem até mesmo diminuir o espaço interno do deu envelope.
3a: Este momento também é importante para configura direitinho o corte, o ponto da lamina, velocidade e profundidade

Tudo certo com o arquivo?!  Vai começar?! Ainda não.

4a dica: organize seu espaço de trabalho. Pense um pouco como será sua movimentação no espaço entre tirar a base, afixar nova folha e dar o comando de corte na Sil. 

Eu trabalho com duas bases ao mesmo tempo. Enquanto uma está cortando eu estou separando o corte da outra e aderindo outra folha de papel. Por isto preciso organizar direitinho onde trabalhar com as bases, onde vou descartar as sobras, onde vou deixar os cortes finais. Ganho um tempo valioso com esta organização.


5a dica: Quanto o trabalho é importante como este tento iniciar com uma lâmina nova para não mascar o papel e para garantir aderência adequada na base tenho um lata de cola spray da 3M Cola e descola. Se a base não aderir direito o papel pode sambar e as perdar aumentarem.

6a: quando o arquivo permite eu altero a posição dele no software, subindo e descendo ou invertendo horizontalmente e verticalmente. a cada dois cortes. Assim a base não fica "muito" marcada no mesmo lugar. Meus retalhos ficam irregulares e mais difíceis de serem reutilizado, porém se fizer todos os cortes na mesma posição pode quebrar a base e dai a perda é muito maior.
 

Última dica de hoje: eu separo o papel a ser cortado em montinhos de 10. Assim facilita a contagem e me estimula a manter o ritmo.
 
                           
Tudo cortado esta manhã.
Agora vão para dentro de um saco plástico e depois para dentro de uma caixa de papel para garantir que nada vai estraga-los até o momento de vincar, dobrar e colar.
Deus me livre e guarde de qualquer liquido que seja nestes cortes estranhos que se transforma num envelope muito lindo!!!
 
Ah, outro dia me perguntaram se eu compartilho arquivos. Isto eu não faço. Eu os compro da loja porque acredito que o design precisa ser valorizado e ressarcido pelo seu trabalho. E quando quero um arquivo para vender produtos para o preço estipulado para isto. Acho que isto é o certo. E certo é certo e errado é errado, independente de alguém saber ou não. Sorry.




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